top of page

Memórias

Tenho a quem sair, quando me preocupo em criar memórias fortes na infância das minhas filhas. O meu pai sempre criou naturalmente muitas tradições com brincadeiras em determinadas alturas do ano e eu acabei por fazer o mesmo com as minhas filhas. Tenho por exemplo sempre uma boa e espectacular mentira no dia 1 de Abril! :) Uma das tradições que criei para as férias de Verão que passamos no nosso Alentejo, são os "ateliers". À hora das digestões, demasiado calor ou então ao finalzinho do dia vamos para uma mesinha na rua, à porta da cozinha, à sombra de um chaparro e criamos arte :)


Levo uma série de ideias e materiais (olhinhos de plástico, com e sem pestanas, colheres de madeira, tecidos, molas de madeira difíceis de encontrar, purpurinas que permanecem em mim durante semanas, acumulo caixas de ovos etc) e é sempre uma excitação pois nunca sabem o que vão fazer. Nem sempre corre bem, aliás muitas vezes há confusão porque estão endiabradas e no gozo umas com as outras. A Joana costuma querer ser muito rápida, quer acabar sempre em primeiro e a minha sobrinha Sofia que já sabe desta fossanguice da prima começa a picá-la e descamba sempre para a paródia total coisa que deixa a Joana a fumegar. A Rita normalmente dá-lhe a travadinha do perfeccionismo e fica o tempo todo a dizer mal do seu próprio trabalho. Entretanto enquanto giro este mulherio todo, também faço a minha criação e começam os avanços da Sofia para no fim ficar com o que eu fizer, porque acha sempre tudo o que eu faço muito lindo. Nisto já está a Rita também a dizer que quer ficar com a minha criação, o tubo de cola a dividir pelas quatro está sempre longe da que precisa, a tesoura a dividir pelas quatro está sempre a ser usada por alguém, as canetas sem tampas, as moscas a chatear, o cão a enrolar-se nas lãs e eu a dizer que é a última vez que faço um atelier com elas. Normalmente é sempre assim que corre, mas não sei porquê, ficam sempre recordações maravilhosas e engraçadas e eu continuo a dar-lhes este tempo muito especial. Exige bastante organização da minha parte8Já não há Verão no Alentejo sem os ateliers e Páscoa sem uma maluca caça aos ovos, em que os escondo e fotografo só parte do ovo e do sítio onde estão, isto num terreno gigante é coisa para as deixar entretidas imenso tempo. Normalmente eu acabo sempre por me esquecer onde os escondi alguns e nem sempre a fotografia me ajuda. Ficam sempre uns quantos perdidos por aí. Também preparo caças ao tesouro muito simples mas amalucadas e normalmente o tesouro está sempre no fundo da piscina. Neste território ganhei uma sucessora, muitas vezes já é a Joana que as faz.



Algumas das nossas "obras de arte" :)


*caixas de ovos transformadas em baleias


* colheres de madeira-sereias. A minha é a idosa :)


* Amendoins-bonecos de neve


* mais uma vez caixas de ovos destruídas e mais uma vez sereias.



* pauzinhos de médico transformados em borboletas com asas feitas com as mãos delas.



* Tampas transformadas em peixinhos


* O Pipoca a dar uma ajudinha.

Uma coisa que sempre me fez confusão é o facto das miúdas terem pouca tendência para exploração. Quando era pequena e estava em casa dos meus avós, adorava explorar as casas, os quartos pouco usados onde encontrava fotonovelas, o quintal com alguidares cheios de cal que eu usava para caiar tudo e mais alguma coisa, o jardim, o galinheiro onde sobrealimentava as galinhas com as sacas de milho que estavam sempre à mão, o poço fechado, as salas secretas e abandonadas, passava horas nisto, era muito curiosa e quando investia nestas minhas explorações, sentia-me muito livre e feliz. Quando estamos no Alentejo, o terreno é grande mas elas confinam-se ao óbvio e uma das actividades que encontrei para as levar a sair do perímetro da preguiça e da falta de curiosidade foi pintar numas folhas várias pinceladas de cores e dizer para encontrarem no terreno a coisa que mais se aproximasse dessa cor. Foi tão bom vê-las espalhadas no meio das oliveiras com olhos de ver. Foi mesmo divertido.




E vocês, têm alguma tradição de Verão?

Recentemente...
Arquivo
Procurar por "tags"
No tags yet.
Sigam o Umbigo
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
bottom of page